dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/05/2024            
 
 
    
Soja    
Produtividade aumenta 30% com semente melhorada
Investimento em soja gira em torno de 7% do custo total da lavoura e influi na qualidade genética, física e fisiológica das sementes
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
01/03/2011

Em alta no mercado, a soja tem sido alvo de diversas pesquisas visando aumentar a qualidade de sementes e a produtividade. Tema da palestra “Importância da qualidade de sementes para altas produtividades”, que aconteceu no evento Ma Shou Tao 2011, na Fazenda Boa Fé, município de Conquista (MG), nos dias 16 e 17 de fevereiro, a soja melhorada é a novidade apresentada pela Epamig aos agricultores.

Segundo Gilda Pizzolante de Pádua, pesquisadora da Embrapa sediada na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), é importante destacar que o uso da semente de alta qualidade é importante, pois transfere toda a carga genética oriunda de uma semente melhorada à produção.

– Temos garantia de qualidade genética, qualidade física, fisiológica e qualidade sanitária. Então, temos um valor agregado muito grande oriundo de uma semente de alta qualidade – afirma a pesquisadora.

Para ela, o uso de sementes de alta qualidade tem um papel fundamental no sucesso da cultura, principalmente no caso da soja, pois permite o acesso aos avanços genéticos com as garantias de qualidade e tecnologia de adaptação nas diversas regiões produtoras, assegurando melhor produtividade. Gilda explica também que as sementes melhoradas são produzidas de acordo com um sistema de certificação.

– Existe toda uma identificação que garante parâmetro de qualidade e produção. Além disso, as sementes são originadas por padrão de campo e semente. Nesses padrões, temos alta germinação e vigor. Portanto, são tecnologias adequadas, regulamentadas por lei e disponíveis aos produtores.

De acordo com Gilda, uma semente melhorada custa menos de 7% do custo total de uma lavoura. Portanto, ela conta com uma pureza genética e alto potencial produtivo, o que pode aumentar a produtividade na ordem de 20% a 30%. Já em relação aos cuidados com o plantio, a pesquisadora afirma que não são especiais.

– Os cuidados são o preparo do solo, uso das tecnologias adequadas e todas as práticas culturais inerentes a cada cultura. Essas sementes podem ser usadas em qualquer plantação, pois são regulamentadas por lei, por espécie e por estado, além de possuírem padrões tanto de campo, quanto de sementes – explica.

Para mais informações sobre as sementes de soja melhoradas, basta entrar em contato com a Epamig através do número (31) 3489-5000.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada